Cena #1: Antti Makela (Finlândia)

Melting Point / Ponto de Fusão
Instalação sonora que envolve gelo, água e microfones projetados para captar e gravar sons subaquáticos. A obra processa os sons da água em diferentes estados – fluida, congelada, derretendo, em evaporação – para produzir um som autônomo, imprevisível, nuançado, espacial.
Dos 18 hidrofones que compõem a base sonora da instalação, metade está contida em blocos de gelo pendurados sobre uma piscina e gotejando conforme derretem; a outra está submersa. Os microfones incrustados no gelo captam o ruído de estalidos e rachaduras que a estrutura produz ao se expandir, conforme a temperatura ambiente muda; os demais registram o som da água sob a superfície. Os sons são amplificados digitalmente, transmitidos e reproduzidos no espaço ao redor da piscina.
Melting Point foi apresentada em 2015 na Quadrienal de Praga, no contexto da Mostra Nacional da Finlândia, a qual recebeu a medalha de ouro na categoria Mídia e Design Cênico.

AM_Melting Point PQ 2015 2638 ©Jani-Matti Salo
Antti Mäkelä é designer de som e compositor. Graduado e mestre em Artes pela Faculdade de Teatro da Finlândia, formou-se ainda em Estudos Estrangeiros na Faculdade de Teatro e Artes de Hong Kong. A partir de 2006, trabalha como designer de som e compositor nos campos do teatro, performance, dança contemporânea e instalação. Ocupa atualmente a função de diretor de som e luz do Kuopil City Theather, em Kuopil, Finlândia.

Advertisements