Cena #1: Theo Jansen (Holanda)

Strandbeests -A Boy’s Dream / Criaturas da Praia – O Sonho de Um Menino
Objetos animados, feitos de tubos de PVC, cordões, velas, garrafas plásticas e nenhum item eletrônico, os strandbeests – criaturas da praia – são parte do sonho pelo qual o artista holandês Theo Jansen trabalha há 25 anos: gerar criaturas mecânicas, articuladas, movidas pelo vento, e capazes de existir independentemente de seu mestre criador.
“Estou acrescentando uma espécie à natureza”, explica Jansen sobre esses “habitantes frequentes da costa holandesa”. Segundo ele, os objetos são personagens que atuam em diálogo com o entorno, desenhando no ar gestos por vezes imprevisíveis. “Deus levou séculos para realizar a evolução. Eu não tenho esse tempo”, diz.
Realizado em 2015, o documentário A Boy’s Dream trata de como as fantasias de um único homem podem engendrar um mundo novo, completo em si mesmo. O filme é um retrato de Jansen e de suas criações, que vão de versões miniaturizadas dos strandbeests até engenhocas que poderiam estar em um filme de ficção científica, todas movidas apenas pela energia do vento ou pela pressão do ar.


Siamesis
Theo Jansen
é artista visual. Estudou Ciências na Universidade de Delft e dedicou seus primeiros anos de prática à pintura. Mudando de rumo, construiu um objeto voador em forma de disco, que sobrevoou Delft e Paris entre 1980 e 1981. Desde então, vem se dedicando à criação de instalações, objetos e animais articulados movidos a vento. Colaborador do Volkskrant por 22 anos, o artista e seu trabalho foram tema de artigos em veículos como The New Yorker, The New Scientist, Wired e Popular Science. Jansen mostrou suas criações em museus e espaços públicos na Holanda, Inglaterra, Japão e Taiwan e em programas de TV europeus.
A Boy’s Dream foi captado por Cinta Forger e Walther Grotenhuis, que trabalham juntos há quase quarenta anos produzindo documentários para as emissoras públicas de televisão holandesas. Premiados com um Golden Panda na China, seus filmes foram vistos em mais de cinquenta países.

Advertisements