Cenografia Brasil, 2001 – 2007

cb5

CenografiaBrasil  trata-se de um núcleo criado em 2001 por iniciativa das cenógrafas Aby Cohen e Luciana Bueno, com o objetivo de formar uma rede ampla de ação e comunicação na área da cenografia no Brasil e promover ações que facilitassem o intercâmbio e o aprofundamento de reflexões sobre prática, formação, mercado, etc. O grupo teve seu auge entre 2002 a 2007, quando os membros do CenografiaBrasil, aliaram-se à ABrIC – Associação Brasileira de Iluminação Cênica, e juntos fundaram o Centro da OISTAT no Brasil.

O grupo CenografiaBrasil, fundado e formado por designers da cena, teve atuação relevante e transformadora, tanto do ponto de vista do desenvolvimento da cenografia no Brasil e da aproximação entre profissionais desta área no país, como no impacto positivo e transformador na representação do Brasil internacionalmente. Contou com o apoio do SESC Consolação, onde inicialmente acontecia, passando depois a ser abrigado na FUNARTE e no Teatro de Arena Eugenio Kusnet.  Além de uma mesa de debates mensal, intitulada  ‘Cenografia em Debate’ apresentava uma exposição pocket do trabalho dos artistas convidados, cerca de três a quatro convidados palestrantes, para cada sessão.

Importantes profissionais da área participaram dos encontros Cenografia em Debate, a exemplo de: José de Anchieta, Cyro Del Nero, William Pereira, Daniela Thomas, José Diaz, Ulisses Cruz, Márcio Tadeu, Gringo Cardia, Fernando Melo da Costa, Mario Viana, Marcelo Lazzaratto, J.C.Serroni, Fábioo NAmatame, Marcos Pedroso, Guilherme Bonfante, Osvaldo Gabrielli, Marcio Aurelio, Cibele Forjaz, entre outros.

A  melhor maneira de falar sobre a  ação do grupo é através da matéria publicada na revista LUZ&CENA em outubro de 2004, que publicou uma reportagem completa sobre as ações e pensamento do núcleo. Abaixo estão a primeira e a ultima página da matéria (de um total de 8 págs.) e a capa da publicação. 

cb1 cb2

Advertisements