E-Scapes: Conferência Internacional do Design para Performance, São Paulo, 2014

E-SCAPES

Conferência Internacional do Design para Performance
10 – 14 Agosto de 2014 em São Paulo
Praça das Artes , Centro de Formação Cultural Cidde Tiradentes, outros espaços 

 

es3es2

www.e-scapes.art.br

http://www.oistat.org/Item/Show.asp?m=2&d=206

A Conferência Internacional do Design para Performance reuniu as comissões de Educação, Pesquisa e Design para Performance – Cenografia – Luz, Figurino e Som – da OISTAT. A Conferência contou com a participação de mais de 70 profissionais estrangeiros e uma programação repleta de painéis, debates, workshops, reuniões de trabalho e visitas. Uma programação especial paralela de workshops foi levada ao Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes.

oistatemsp2

O termo E-Scapes foi criado e empregado como tema central da Conferência, resultado de uma inflexão criada a partir das palavras SCAPE e ESCAPE, com a intenção de trazer não somente o sentido de espaço ou lugar (SCAPE – LANDSCAPE) como também a ação de escapar às fronteiras tradicionais (ESCAPADE); olhar à frente, quebrar regras, repensar, começar o novo. O termo sugere não somente o movimento para além dos espaços tradicionais do teatro, mas a atitude e inquietude do artista que desenha a cena, situado em diferentes contextos culturais e geográficos.

A Conferência buscou estimular discussões de comum interesse entre as áreas da Educação, Prática e Pesquisa do Design para Performance, e promover um frutífero e inspirador evento, que envolva profissionais de larga experiência, profissionais emergentes, estudantes e público em geral com interesses por estas áreas da prática e do saber, fazendo com que possam emergir pensamentos e projetos artísticos coletivos, individuais e transnacionais.

O evento foi idealizado e realizados por Aby Cohen/ Brasil– Vice presidente da OISTAT; Rosane Muniz/Brasil – membro do Grupo de trabalho de figurino; e contou com a fundamental colaboração de outros membros da OISTAT: Ian Evans/ Reino Unido – Chefe da comissão de Educação da OISTAT; Reija Hirvikovski/ Finlândia – Chefe da Comissão de Performance Design da OISTAT e Dorita Hannah/ Nova Zelândia – Chefe da comissão de Pesquisa da OISTAT. Além da inestimável força tarefa dos voluntários, profissionais e estudantes, sem os quais não seria possível a realização deste evento.

oistatemsp  oistatemsp3

Advertisements