na OISTAT

oistatec3

OISTAT

Organização Internacional de Cenógrafos, Técnicos e Arquitetos de Teatro

http://www.oistat.org

A primeira vez em que ouvi falar da OISTAT foi em 1999, na minha segunda participação na Quadrienal de Praga – PQ’99, quando em paralelo à PQ, lançava um programa paralelo de encontros entre os cenógrafos presentes no evento e o público. Foi um alento às minhas inquietações desde a PQ’95 quando senti falta exatamente destes encontros em complemento à incrível vitrine que se apresentava a cada 4 anos. Desde então a PQ modificou-se e o meu interesse por ela cresceu, pois ali estava configurado um lugar de encontros, mas tinha que esperar por mais quatro anos… até que descobri como funcionava e o que era de fato a OISTAT.

Em 2003 filhei-me como membro individual,  passei a participar dos encontros e optei por colaborar  com a Comissão de Educação desde então. Em 2007 da parceria de dois núcleos: CenografiaBrasil e ABrIC, fundamos no Brasil o primeiro Centro da OISTAT na America Latina.

Em 2013, durante o Congresso Mundial da OISTAT em Cardiff, Aby é eleita membro do EC (Comitee Executivo) e Vice-Presidente da OISTAT Internacional por um mandato de 4 anos

oistat aby

o que é OISTAT ?  como funciona?

 OISTAT é uma rede global de artistas e técnicos do teatro que celebra o design e a tecnologia no contexto da performance ao vivo.

Trata-se de uma organização não governamental, reconhecida pela UNESCO e que existe há mais de 40 anos Fundada em junho de 1968 em Pragapor iniciativa do ITI Instituto de Teatro Internacional que reuniu especialistas do Teatro de 8 países, e a reunião de fundação incluiu representantes do Ministério da Cultura da Tchecoslováquia e os representantes da Association of Drama Artists  da Tchecoslováquia, inicialmente chamado: Organização de Cenógrafos e Técnicos de Teatro – OISTT.

Naquele período, crescia o interesse no desenvolvimento da arte da cenografia e do figurino em todo o mundo. Em particular, alavancado pelo grande sucesso de artistas Tchecos Checoslováquia em importantes eventos internacionais de artes, assim como na Bienal de São Paulo e o Salão de Artes de Paris, o que resultou na criação da Quadrienal de Praga no ano de 1967.  Era o momento e a oportunidade para estabelecer, na Tchecoslováquia, uma base para o desenvolvimento, documentação, intercâmbio de experiências entre cenógrafos e os especialistas do Teatro.

A primeira secretaria geral da OISTAT, responsável pela operação da organização, foi sediada em Praga, no Instituto de Teatro até 1993 quando então se mudou para Amsterdam (1993-2005). Durante o Congresso de 2011, a secretaria foi renomeada como headquarter que está, atualmente, sediado em Taipei, Taiwan.

Atualmente, a OISTAT abrange mais de 50 países entre Centros Nacionais da OISTAT, membros individuais e membros associados corporativos. A cada quatro anos em um Congresso Mundial são eleitos: o Presidente e os membros do Comitê Executivo (7 pessoas). Os Chefes de Comissões são eleitos a cada quatro anos, durante as reuniões das Comissões e não necessariamente acontecem em concomitante com o Congresso. As atividades da OISTAT são conduzidas por seisComissões:

Arquitetura Teatral

Performance Design*  conta com subgrupos de trabalho organizados em áreas especificas:  

       Grupo de Figurino / Grupo de Iluminação / Grupo de Sonoplastia

Educação

Tecnologia

Publicação/ Comunicação

Pesquisa

As Comissões existem para facilitar o diálogo internacional entre profissionais cenógrafos, figurinistas, iluminadores, sonoplastas e técnicos de teatro, educadores e pesquisadores. As Comissões promovem encontros presenciais que acontecem uma vez por ano através de convites efetuados por instituições de cada país vinculadas à OISTAT. As reuniões são direcionadas para abordagens que discutem desde a organização a projetos; são também dedicadas a seminários e workshops, programas de palestras e apresentações sobre temas de interesse apontados pelos organizadores. Os Chefes de Comissões são eleitos a cada quatro anos, durante as reuniões.

A OISTAT produz publicações, cria e realiza projetos através das Comissões e Grupos de Trabalho, alem de iniciativas individuais. O trabalho envolvido na realização de projetos e atividades da OISTAT é gerido de forma voluntária pela cooperação e participação de seus associados, que buscam meios de manter vivo o intercâmbio de ideias, experiências, técnicas, informação e aprendizado pela continuidade de desenvolvimento das áreas do fazer teatral e da performance. Dentre os projetos destacam-se dois eventos:

WSD – World Stage Design e SCENOFEST.   

WSD – World Stage Design  é um evento que tem como foco principal expor a produção individual dos designers da performance que inscrevem-se  independentemente e concorrerem a espaços em exposições presenciais. Acontece a cada quatro anos, no intervalo da PQ, em localidades distintas ao redor do mundo. A primeira edição foi em Toronto, 2003, seguido por Seul, 2009 e o mais recente em Cardiff, 2013 que recebeu mais de 600 inscrições e culminou na exposição de 116 designers, representantes de cerca de 30 países. A próxima edição, em 2017 será em Taipei.

A SCENOFEST foi criada em 2003 em desenvolvimento ao programa paralelo da OISTAT na Quadrienal de Praga. Depois de 3 edições durante a Quadrienal de Praga – em 2003, reunindo mais de mil estudantes, educadores e profissionais; em 2007, um evento inesquecível que contou com cerca de 7000 estudantes e profissionais de todo o mundo ; 2011, uma edição mais enxuta, focada em oficinas e performances –  a SCENOFEST modificou-se  e passa a acontecer em paralelo ao WSD – World Stage Design desde 2013, criando um evento que é uma plataforma na qual convivem: performances ao vivo, workshops, palestras, discussões, educação e pesquisa.

Em 2013, a WSD-SCENOFEST de atraiu cerca de 10,000 pessoas para o RWCMD – Royal Welsh College of Music and Drama, sede do evento em Cardiff para 10 dias de evento.

Veja mais em http://www.wsd2013.com 

oistatec1

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s