PQ- Quadrienal de Praga

http://www.pq.cz

A Quadrienal de Praga é o maior evento no mundo na área do Design para Performance, apresentando trabalhos contemporâneos nas diversas disciplinas relacionadas: cenário, figurino, iluminação, sonoplastia, arquitetura teatral.

A cada quatro anos, a Quadrienal de Praga reúne na cidade de Praga, durante 10 dias, profissionais, estudantes e emergentes de cerca de 70 países, dos cinco continentes, em uma oportunidade única de apresentar sua produção em exposições que representam seus países e regiões. É uma mostra competitiva, dividida em três seções principais – além de uma diversidade de programas paralelos: Seção dos Países e Regiões, Seção de Arquitetura Teatral e Seção dos Estudantes.

A Quadrienal de Praga, mais do que uma Mostra expositiva, é um grande evento que proporciona uma exploração em profundidade do teatro contemporâneo e do desenho da cena, criando espaços para reuniões e trocas entre milhares de profissionais, estudantes e espectadores das áreas da performance e do teatro principalmente, mas que tema traído profissionais de outras áreas de produção artística e cultural. A programação paralela do evento oferece uma variedade de workshops, leituras, performances, discussões e apresentações de disciplinas diversas e interdisciplinares.

A Quadrienal de Praga foi fundada em 1967, é reconhecida pela UNESCO, patrocinada pelo Ministério da Cultura da República Tcheca e realizada pelo Instituto de Artes e Teatro de Praga. A participação dos países e regiões acontece por iniciativa de cada país e a organização fica a cargo da equipe da PQ. Algumas destas participações são promovidas e organizadas por algumas das mais importantes organizações culturais do mundo, incluindo ministérios da cultura, instituições e organizações de arte e teatro, festivais internacionais, e prestigiadas escolas de teatro e de artes visuais.

Historicamente, a PQ surgiu a partir do ITI – Instituto Internacional de Teatro, com sede em Praga, fundado em 1948 e que posteriormente tornou-se a principal Instituição a partir da qual outras organizações de teatro não-governamentais foram criadas, estabelecendo sua força como representante junto à UNESCO.

A atividade do ITI baseava-se na cooperação internacional de quase todas as áreas de criação artística, educacional e de publicação do teatro e, era cada vez mais crescente o interesse pelo elemento visual no Teatro, evidenciado por diversas exposições internacionais de artes plásticas, das quais participaram os cenógrafos e arquitetos tchecos, a exemplo da Bienal de Arte de São Paulo, o Salão de Paris e a EXPO’ 58, em Bruxelas. Dessa onda frutífera da cena teatral, emergiu em 1958, uma Associação Internacional dos Técnicos do Teatro, em Paris.

O sucesso individual da representação da ex-Tchecoslováquia na Bienal de SP e em Paris resultou na criação da Quadrienal de Praga, em 1967, que acontece de quatro em quatro anos desde então. A ex-Tchecoslováquia emergiu como a base para o desenvolvimento, pesquisa e documentação, um lugar para troca da experiência, do conhecimento e crítica das artes da cenografia e indumentária teatral.

Logo em seguida, em 1968, foi fundada, também em Praga, reunindo representantes de oito países aquela que hoje é a OISTAT – Organização Internacional de Cenógrafos, Técnicos e Arquitetos do Teatro. Assim, naturalmente, os membros participantes da OISTAT ao redor do mundo, são naturais colaboradores da Quadrienal de Praga.

Há um marco importante nesta colaboração entre instituições que é a criação do evento paralelo na Quadrienal de Praga, conduzidos pela OISTAT, no período entre 1999 até 2011, que provocou um salto no interesse pela PQ. Em 1999, a OISTAT criou um primeiro esboço em promover o encontro entre os artistas e visitantes, em uma busca pelo envolvimento do público através de atividades mais práticas e de interlocução, além de ampliar o caráter expositivo da Mostra para a ação e a reflexão. Nas três edições seguintes, de 2003, 2007 e 2011, a OISTAT realizou a SCENOFEST, junto com a PQ, sendo a edição de 2007, o auge deste festival.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s