WSD – World Stage Design é um projeto da OISTAT que acontece a cada quatro anos, no intervalo da Quadrienal de Praga. A participação é por inscrições diretas dos designers da cena que submetem seus projetos a uma comissão formada por curadores gerais e específicos de cada segmento. WSD a cada edição existe em uma localidade diferente:
2005, Toronto – Canadá;
2009 em Seoul – Coréia;
2013 em Cardiff, País de Gales; http://www.wsd2013.com
2017 em Taipei, Taiwan http://www.wsd2017.com
Na sua edição mais recente, WSD 2013 incorporou a SCENOFEST e, contou com colaboradores da OISTAT na formação de grupos de trabalho para areas especificas da SCENOFEST, além da equipe curatorial para a exposição (WSD) formada por alguns daqueles que foram curadores na PQ’11, para a Mostra Nacional de seus respectivos países: Reija Hirvikovski , da Finlândia; Peter Farley, do Reino Unido e Aby Cohen, do Brasil.
Aqui em forma de dialogo alguns trechos extraídos do catálogo:
‘O trabalho curatorial no campo do Design de Perfomance é uma tarefa difícil, uma vez que a performance original não pode ser recriada no contexto de uma exposição. Assim, uma decisão tem que ser tomada sobre o que será comunicado ao espectador / visitante. ‘ (FARLEY)
‘O desafio de apresentar design para / como perfomance não está em apresentar uma coleção ou panorama, mas em explorar possíveis diálogos entre as obras, dando lugar aos objetos, luz, som, elementos cênicos que se inter-relacionem, tornando-os ‘vivo’ no contexto de sua exposição e conversando, entre si e com o público. ’ (COHEN)
‘Desenhar é pensar. O designer deve desenvolver um olhar direcional, uma compreensão corporal do espaço e do traje, deve entender sobre a arte de atuar e ainda, sobre como som e luz podem ampliar e incrementar o espaço. Assim como o diretor, o designer tem que ter algo a dizer através do seu desenho. ’ (HIRVIKOVSKI)
A partir de 2013, o WSD passou a incorporar também o projeto SCENOFEST, que era até 2011, alinhado ao evento da PQ.