Desenho de Cena 1/2014

25 out 2  2014 → 2011

Há tempos me cobram e perguntam “você tem um blog? … devia ter”… sequer tinha cartão de visita … Passei os tres últimos anos dentro de aviões e salas de espera de aeroportos, aprendi técnicas de salvar tempo e energia nas viagens longas trans hemisféricas quando comecei a contabilizar quantas horas gastava entre sair de casa e chegar ao destino. Viajar é bom, é maravilhoso, um aprendizado sem fim, a abertura de novas possibilidades para levar o que você sabe e trazer coisas novas, enriquecendo seu repertório e chances de compartilhar criações, produções, pensamentos. O difícil é manter o foco.

Hoje finalmente publico aqui este ‘LUGAR’ para ampliar este compartilhar e, apesar de ter passado algum tempo, algumas noticias já não serem as mais atuais, ainda estão latentes e presentes neste momento e agora consigo parar e documentá-las aqui.

O ano de 2011 tem para mim um significado muito particular, pois foi um ano em que tudo parece ter convergido para concluir um ciclo que me levou de volta a 1995, uma série de retornos a momentos semelhantes que ocorreram 16 anos antes (mas não vou contar tudo aqui). Não se trata de fechar um ciclo, mas como uma helicoidal te lança para uma direção, e por impulso, você entra em um looping, um movimento contínuo difícil de controlar …  uma coisa te leva a outra e assim consequentemente. Foi principalmente marcado pela conquista na Quadrienal de Praga, da Triga de Ouro, a segunda pelo Brasil … a primeira foi em 1995, minha primeira PQ. Foi marcada também pelo retorno à terra natal de minha mãe, desta vez com a minha filha onde colhemos cerejas e fizemos piquenique na beira do rio – coisas simples da vida …. a primeira e última vez que lá estive antes disso foi (de novo) 1995… e assim se seguiram as repetições, ou melhor, as reedições de fatos semelhantes.

2011 foi um ano de muitos encontros e de realizações que me trouxeram muita alegria não apenas pela qualidade do trabalho realizado, mas por encontrar novas parcerias, pessoas incríveis que foram colaboradores nas realizações bem sucedidas e, se não colaboradores na criação, também aqueles que torcem pelo meu trabalho, que se emocionam ou reagem a partir dos processos e resultados. Os processos e resultados nesta área de criação e produção são sempre uma somatória de colaborações na qual cada um tem sua participação.  Dois projetos que muito me alegram neste período e que continuam vivos ou perpetuados são:

MixMax Brasil  –  Tropenmuseum, Amsterdam  –  2012 a 2015.

– Mostra Nacional Brasileira na PQ’11Personagens e Fronteiras: Território Cenográfico Brasileiro – Quadrienal de Praga 2011.

Ambos Internacionalmente premiados. Mix Max Brasil com o 2º lugar na categoria de MELHOR LAYOUT DE EXPOSIÇÃO pela IDCA/International Design Communication Awards em julho de 2013 na Suécia e, a Mostra Nacional Brasileira na PQ’11 – premiada com a GOLDEN TRIGA em junho de 2011.

Sabe-se lá quando terminou um ano e começou o outro, ainda em 2011 a Mostra Nacional da PQ’11 começou a itinerar, apresentada primeiro em São Paulo, na FUNARTE, depois em 2012 na Inglaterra (mai-jun) e em Portugal (set-nov). Neste mesmo período MixMax Brasil estava em desenvolvimento e estreou em Outubro de 2012; foi também um período de muitas viagens para ministrar workshops e palestras sobre os dois projetos. Em Setembro de 2012, ainda em Lisboa era inaugurado o Ano do Brasil em Portugal, para o qual a convite da FUNARTE, criei a identidade do Espaço Brasil que ocupou um edifício no espaço conhecido como LX Factory, e que havia dado lugar no passado a uma fabrica têxtil e posteriormente a uma gráfica para impressão de um dos jornais locais.   O Espaço Brasil abrigara em 2012-2013 um programa repleto de shows musicais, exposições, debates e encontros – um ponto de encontro da cultura brasileira. 2012-2013 continuava com o foco em eventos internacionais: toda a preparação para o WSD2013 – World Stage Design (projeto da OISTAT) em Cardiff, UK em setembro de 2013 e a curadoria para a PQ’15 – a Quadrienal de Praga 2015. Acabo de retornar de Praga, onde aconteceu o Simpósio, que reuniu pela primeira vez em Praga, previamente ao evento da PQ, os curadores dos países inscritos para a próxima edição que acontecerá de 18 a 28 de Junho de 2015.

2014 me traz um sabor de volta à base,  reordenar o pensamento e controlar a direção para a qual aponta esta curva helicoidal. Agora aguardo como disse outro dia uma colega, também membro da OISTAT – que o mundo venha até aqui – para o evento E-Scapes, em São Paulo, em Agosto de 2014. Aproveito este momento para  criar este espaço e colocar aqui, ao lado do que é atual, um recorte, uma seleção dentre um numero grande de projetos realizados. Resolvi não colocar tudo, selecionando entre as criações  para compartilhar,  destes e de anos anteriores de trabalho, as produções que me alegram pelos processos e parcerias e que são presentes nos resultados. Vou buscar manter atualizado este espaço de compartilhamento e convido a enviarem seus comentários. WELCOME !

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s