A Quadrienal de Praga é o maior evento de cenografia do mundo, sediado em Praga, na República Tcheca, acontece uma vez a cada quatro anos. Em sua 12ª edição, realizada de 16 a 26 de junho de 2011, registrou número recorde de 62 países participantes.
A TRIGA DE OURO (foto) , o mais prestigiado prêmio da área, foi concedida ao Brasil, em 21 de junho de 2011, pelo projeto expositivo e de curadoria pela Mostra Nacional da representação brasileira: Personagens e Fronteiras: Território Cenográfico Brasileiro , a exposição premiada, apresentou 26 produções de diversos artistas, grupos e coletivos que atuam com desenho da cena para performance. O prêmio foi atribuído em concordância do júri internacional de especialistas e também aclamado pelo público, que visitou a Galeria Nacional de Praga, de 16 a 26 de junho de 2011.
Ficha técnica no site da PQ’11: 2011 » Brazil » Section of Countries and Regions
Curator: | Antonio Grassi |
Authors of Theme: | Aby Cohen, Ronald Teixeira |
Designer / Architect of exhibition: | Aby Cohen |
Institution: | ABrIC/OISTATBr / Fundação Athos Bulcão / Funarte |
LINK : http://services.pq.cz/en/pq-07.html?itemID=309&type=national
De acordo com as palavras do júri: ‘A equipe brasileira alcançou seus objetivos e demonstrou talento, sensibilidade e joie de vivre. A exposição oferece um sentido vivo da identidade nacional e o espírito vital da criatividade que inspira o Brasil. Uma corrente que flui de seus recursos culturais e continua espontaneamente abrindo novos horizontes cenográficos. A exposição também mostra um retrato da riqueza da diversidade e a gama de cenografias e produções que acontecem no País. Espaço de mesma importância, na exposição, é concedido à arte de rua, intervenções em site-specific, performances de cunho social, teatro de bonecos, e o teatro convencional. O júri destaca a habilidade na resolução de uma série de questões de design relacionadas a maneira de apresentar os trabalhos. A exposição foi realizada com talento, sensibilidade e estilo. ‘ (PQ’ 11, nota de Imprensa, publicada em 22 de junho de 2011 ).
O júri foi formado por profissionais renomados do mundo do teatro contemporâneo: a cenógrafa e designer da Letônia Monika Pormale, o diretor e chefe do estúdio internacional de teatro “Farm in the Cave” Viliam Dočolomanský, a designer de iluminação israelense Felice Ross, a diretora do Festival de Teatro Santiago a Mil Carmen Romero, o teórico de Teatro e Performance Marvin Carlson, o diretor, dramaturgo e cenógrafo sul-africano, premiado com a Medalha de Ouro na PQ 2007 Brett Bailey e o renomado compositor, designer de som e regente Kevin Purcell, da Austrália.
Depois de Praga, 2011 a Exposição foi apresentada também no BRASIL 2011-2012 , INGLATERRA – 2012 e PORTUGAL – 2012 – na Abertura do Ano do Brasil em Portugal.
Outros Links de noticias:
http://www.funarte.gov.br/funarte/acoes-da-funarte-se-destacam-na-imprensa-entre-os-melhores-de-2011/
http://www.funarte.gov.br/funarte/premiada-em-praga-exposicao-brasileira-de-cenografia-desembarca-pela-primeira-vez-em-sao-paulo-no-inicio-de-dezembro/