PQ’15 – QUADRIENAL DE PRAGA – SHARED SPACE – MUSIC WEATHER POLITICS

Symposium01 (1) (1)

18 a 28 de Junho de 2015

http://www.pq.cz

Para a 13ª edição da Quadrienal de Praga, a diretora artística Sodja Lotker, convidou cenógrafos internacionais para formar a equipe curatorial para PQ’15: SHARED SPACE: Music, Weather  and Politics .Três curadores foram convidados a responder, individualmente, por cada um dos três temas: Jiří Heřman da República Tcheca para MUSIC, Simon Banham, do Reino Unido para WEATHER, e Aby Cohen, do Brasil, para POLITICS.

Os conceitos criados para cada um dos três temas seriam os norteadores do trabalho dos curadores nacionais na apresentação de suas mostras e representação e seus Países e Regiões. Os conceitos para MUSIC, WEATHER e POLITICS foram lançados e debatidos na presença dos curadores nacionais em um Simpósio que aconteceu em Abril de 2014, em Praga, pouco mais de um ano antes da PQ’15.

O processo de trabalho curatorial para esta edição da PQ desenvolveu-se no período entre 2012 e 2015, culminando com o evento que aconteceu em Junho de 2015 e que encerra em 2016 com um Simpósio no qual terá lugar a reflexão sobre as mudanças da PQ desde 2003, sobre a PQ’15 e as próximas edições.

Pela primeira vez a PQ’ ocupou edifícios históricos do centro antigo de Praga e o efeito desta ocupação foi muito produtiva para o evento e para seus participantes. Além dos inúmeros eventos em espaços públicos da cidade. Um grande festival que celebrou a diversidade do desenho para performance na atualidade. Um trabalho que resultou na conquista do prêmio EFFE 2015-2016, concedido por um júri internacional, presidido por Vincent Baudriller, diretor do Théâtre Vidy-Lausanne, reconhecendo a Quadrienal de Praga como um dos 12 festivais europeus mais importantes como tendência dos conceitos da arte em 2015-16, dentre um total de 760 festivais em 31 países. Os critérios principais para esta premiação foram: mérito artístico, inovação, internacionalidade, valor político e sustentabilidade.

Como curadora internacional para a PQ’15, a minha contribuição trata de desenvolver o conceito curatorial para POLITICS e acompanhar o processo de trabalho dos curadores Nacionais, suas propostas e analisar os possíveis conflitos entre as ocupações propostas em relação aos seus vizinhos. SHARED SPACE: POLITICS basicamente relaciona espaço à política no contexto da PQ, investiga sobre as regras do espaço e sua ocupação no contexto do desenho para Performance; consequentemente, traz à tona os aspectos sócio-políticos da vida real e da ficção da performance; os aspectos políticos da Arte e discussões contemporâneas, provocando os designers a trabalhar ENTRE da cenografia do Teatro, das artes da Instalação e do desenho de Exposições e, ainda, ENTRE a realidade e o imaginário.

Para além da elaboração do conceito norteador de POLITICS, a contribuição curatorial resultou por desdobrar-se em um projeto de ocupação: No Man’s Land, ou Terra de Ninguém e, na escolha de um espaço simbólico em Praga para esta prática: CROSSROADS; que deu lugar a uma Instalação e Ações pontuais na concepção de uma Região Livre -Transitória, sem fronteiras, sem domínio.

Mais sobre o tema pode ser encontrado em:

http://www.pq.cz/en/about/team/aby-cohen
http://www.pq.cz/en/program/intro/politics
http://www.sharedspace.ch/cms/media/pq_politics.pdf
https://abycohen.wordpress.com/atual/pq15-shared-space-politics/

Published by Aby Cohen

Theatre and Exhibition Designer - based in Sao Paulo - Brazil - Has been created and realized important national and international projects. Was recently internationally awarded for two projects: as Curator and Designer for Brazilian National Exhibition at PQ’11- Prague Quadrennial - awarded with the Golden Triga; and Mix Max, Brasil - presented at Tropenmuseum, Amsterdam, 2012 - 2015 awarded by the IDCA International Design Communication Awards in second place as the Best Exhibition Layout category in 2013. PhD title in Design for Performance at ECA│USP – School of Arts and Communication at University of Sao Paulo and working as International Curator for Prague Quadrenial 2015. Vice-President of the OISTAT International. Currently Lecturer at ECA-USP teaching Scenography

Leave a comment