No Man’s Land / Terra de Ninguém, de Aby Cohen para a PQ’15 -2015

2 - IMG-20150818-WA0018 3 - IMG-20150818-WA0009

No Man’s Land, Terra de Ninguém é um projeto de ocupação através da cenografia, do desenho da cena. A escolha do local foi o ponto de partida para a definição da instalação. PRAGUE CROSSROADS é de fato uma ‘encruzilhada em Praga’ localizada na região central, medieval da cidade, onde existe a igreja de St. Ann, fundada por St Wenceslas em 927 D.C. A principal inspiração para a criação de Crossroads veio do ex-Presidente tcheco, o dissidente, escritor e dramaturgo Václav Havel. Seu conceito foi de criar um local significativo para todos os tipos de reuniões, no qual palestras, debates, concertos, performances, exposições; encontros e acontecimentos ao vivo possam ter lugar, em uma atmosfera de respeito pela diversidade multicultural do mundo moderno. CROSSROADS Serviu assim como território de ocupação para uma Instalação e Ações pontuais na concepção de uma Região Livre -Transitória, sem fronteiras, sem domínio.

No Man’s Land, parte do projeto curatorial POLITICS para a PQ’15, constitui uma espécie de arena ao ar livre onde curadores, designers, produtores, técnicos e público são convidados a ocupar e ‘desenhar cenas’ neste campo dedicado à justaposição de imagens, opiniões, ideias, ações e pensamentos.

Dois artistas do graffti são convidados a trabalhar a partir de propostas distintas: um para criar uma narrativa que pareça pertencer ao espaço, que dialogue com ele, o segundo, para fazer o oposto, criar um corpo estranho à cena, são eles: Galo de Souza, do Brasil e Michal Skapa (Tron), da República Checa. A instalação conta ainda com a contribuição do designer de som Ian Evans, do País de Gales, convidado a criar uma paisagem sonora interativa – soundscape. Culminado para uma instalação em espaço aberto, público, reunindo os três conceitos da PQ’15: MUSIC  + WEATHER  +  POLITICS.

http://www.pq.cz/en/galleries/2015/6/25/no-mans-land-politics-installation-zlata-street
http://www.pq.cz/en/galleries/2015/6/19/pq-talks-occupation-i-common-shared-territory-theatre-and-performance

Imagem2

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s